A PÁSCOA PARA OS CRISTÃOS!!!






Páscoa é uma tradicional comemoração cristã que relembra a crucificação, morte e ressurreição de Cristo. Essa tradicional festa dos cristãos tem origens judaicas e ganhou novo sentido com os eventos citados. A comemoração cristã possui data móvel estabelecida pela Igreja no século IV d.C. O termo Páscoa no idioma português deriva dos termos “Pesach”, do hebraico; “Pascha”, do latim; e “Paskha”, do grego.

Páscoa Cristã

A Páscoa, originalmente, é uma comemoração de tradição judaica que relembra a libertação do povo hebreu da escravidão no Egito. Segundo a tradição hebraica, a realização da festa aconteceu por uma ordem enviada por Javé a Moisés, que, em seguida, repassou-a para os hebreus. A Páscoa judaica relembra a passagem do anjo da morte durante a execução da décima praga do Egito. Por essa razão, a Páscoa para os judeus é chamada de “Pesach”, que significa “passagem” em português.
No entanto, a Páscoa comemorada pelos cristãos possui um significado diferente da comemorada pelos judeus apesar da festa cristã ter uma conexão com a festa judaica. O real significado da Páscoa para os cristãos está relacionado com a crucificaçãomorte e ressurreição de Cristo que segundo a tradição aconteceu após três dias.
A Páscoa é uma das principais comemorações da tradição cristã – senão a principal – porque evidencia a importância na crença da ressurreição de Cristo. A importância que a ressurreição de Cristo tem dentro do cristianismo é reforçada por uma fala do apóstolo Paulo em I Coríntios 15:14: “E, se Cristo não ressuscitou, logo é vã a nossa pregação, e também é vã a vossa fé”|1|.
O trecho reforça que, sem a Páscoa, ou seja, sem a crença na ressurreição, não haveria sentido na prática da fé cristã. A morte e ressurreição de Cristo são particularmente importantes, pois, para os cristãos, o ato de Cristo oferecer-se em sacrifício salvou a humanidade de seus próprios pecados e deu-lhes a perspectiva de uma nova vida.

Semana Santa

A celebração da Páscoa que acontece no Domingo de Páscoa marca o fim da Semana Santa, período no qual se relembra todos os eventos que resultaram na crucificação de Cristo. A Semana Santa inicia-se no Domingo de Ramos, que marcou o retorno de Jesus para a cidade Jerusalém. Durante essa semana, ainda pode ser destacada a Quinta-feira Santa, quando aconteceu a Última Ceia de Cristo com seus discípulos.
Última Ceia foi quando Cristo se reuniu e ceou com seus discípulos pela última vez. Ali, Cristo contou aos seus discípulos tudo o que aconteceria em diante: da traição (cometida por Judas Iscariotes) à negação de Pedro. 

A Sexta-feira Santa é marcada pela lembrança da crucificação e morte de Cristo no Calvário. A morte de Cristo, segundo a narrativa bíblica, aconteceu após ele ter sido preso no Getsêmani vítima da traição de Judas Iscariotes. Depois disso, Cristo foi levado a julgamento e, após diversas etapas, foi condenado à crucificação. Torturado, foi crucificado em uma colina conhecida como gólgota.
O dia após a morte de Cristo é conhecido como Sábado de Aleluia e, por fim, o Domingo de Páscoa é o dia da ressurreição de Cristo. O paralelo existente entre as comemorações judaica e cristã está no fato de que os eventos da crucificação de Cristo aconteceram durante as comemorações da Páscoa Judaica.


Para nós cristãos a páscoa a um memorial, da morte e ressurreição, e resgaste de toda  humanidade.

O momento mais importante ,para nós ,ali Cristo  venceu a morte e o inferno,nos reconciliou com o Pai,fazendo de nos FILHOS de DEUS ATRAVÉS DE CRISTO.

CRISTO VIVE , JESUS ESTÁ VIVO
FELIZ PÁSCOA!!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

REINANDO COM CRISTO